domingo, 26 de maio de 2013

E as amigas começam a fazer 50!


Queria ir direto ao ponto, sintetizar em poucas palavras ou acordes as impressões sobre o aniversário da minha amiga, ontem. Mas é muita coisa!

Primeiro tenho que registrar o que me passou pela cabeça quando ela me convidou para a comemoração dos seus 50 anos. Pensei, "pronto, começou!". E lembrei que quando cheguei em casa com um dos primeiros convites de festa de 15 anos de alguma amiga, minha mãe comentou que viriam em série. Graças a Deus tenho todas as minhas amigas com quem comemorei os 15 (delas e meus) presentes no planeta, "nesta dimensão de vida" para virar os 50. Se vão comemorar ou não, é outra história.

Combinei com amigas comuns (na verdade, primas) a ida ao almoço e a magia começou aí. E este será um capítulo à parte. Primas, ô parte legal e importante da vida!

Achei que postar uma música no Facebook talvez resumisse tudo. Ficou soando na mente o verso do Chorão,
"histórias, nossas histórias, dias de luta, dias de glória". Fui atrás do vídeo, conferi a letra
"Canto minha vida com orgulho
Na minha vida tudo acontece
Mas quanto mais a gente rala, mais a gente cresce" e mais para frente
 
"A vida me ensinou a nunca desistir
Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir
Podem me tirar tudo que tenho
Só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz
pra quem eu amo
E eu sou feliz e canto e o universo é uma canção e eu vou que vou"



Talvez pudesse ser, mas achei que Charlie Brown Jr é uma referência mais minha do que da Silvia e das amigas comuns.Não, Chorão, obrigada, dessa vez não é você o porta-voz.


Busquei em sites de letras de música a expressão "Velhos Amigos". 
Achei um rap do Emicida G-E-N-I-A-L e a Silvia é uma pessoa que pode ter um rap como homenagem aos 50 anos sem problema nenhum, repito ela PODE. E o rap dizia mais ou menos o seguinte:

"Se vejo um mano "yo!" aí quem é vivo sempre aparece
Então chega
Pede uma breja
Puxa uma cadera
Porque assunto nois tem pra tarde inteira
Amizade verdadeira
A gente sente
Eu posso ficar 3 vida sem trombar que nóis é amigo pra sempre"


(Link: http://www.vagalume.com.br/emicida/velhos-amigos.html#ixzz2UPFziXM3 )
Mas não era (só) isso.
Daí achei uma canção terna e verdadeira do Almir Sater, muito bacana. Tá quase.

A próxima foi bem emocionante e lá fui eu chorar vendo o vídeo da música do Oswaldo Montenegro chamada "Velhos Amigos".
 
Daí veio, not last (porque tem um monte de outros artistas menos conhecidos com canções com esse título) e muito menos least. É TUDO lembrar de "Old Friends", nada mais, nada menos do que show do Simon & Garfunkel cuja fita cassete (!!!) deve ter desintegrado dentro do toca-fitas do gol verde da Silvia. Ouvíamos MUUUIIIITO isso, nos idos de...81, 82, 83!! Não me atrevi a ver o vídeo (chega de choro!), mas li a letra. Ah, não. Bacana um trecho
("Memory brushes the same years, Silently sharing the same fears"), mas meio deprê...(How terribly strange to be seventy)
Nã, nani, nanããão! Quando formos seventy vamos ser velhinhas serelepes!
E aí piora:

"I have a photograph,
Preserve your memories,
They're all that's left you"

Ah, mas não é só o que sobrou MESMO!!
Enfim, quem tiver vontade e paciência pode conferir no site chamado Vagalume essas músicas que, todas juntas, dizem da maravilha que é ter velhos amigos.


Assim, queridos Silvia e Victor, prezadas Luciana, Bia, Dizy, Julio, Cyzinha,Pedrita e Solange, bem como as queridas Tia Marilene e Regina, podemos dizer que o almoço foi (meio clichê, sorry, mas é verdade) a celebração da vida! Vida que a gente pode ouvir falar e ver em várias formas de arte, em vários estilos de música e é aí que está a graça! Aí que a gente vê como é feliz por ter por perto gente que fez, faz e vai continuar fazendo da vida delas e da minha uma grande delícia! A feijoada estava deliciosa, mas eu acho perfeito o slogan que o McDonalds usou uma época: "AMO MUITO TUDO ISSO!"

E já que 50 anos é muito bom, que tal pensar neles com praia, ondas, música inesquecível, gente bonita, emoção, suspense, clima de seriado policial...Acho que melhor mesmo pensar no tema do "Hawai 5.0"! Divirtam-se! Fica o link, já que (assim como os melhores sentimentos) é uma música que não tem letra, nem verso...http://youtu.be/MC64gKvh5R8